terça-feira, 1 de novembro de 2016

Pâncreas

O pâncreas é um órgão muito conhecido do nosso corpo, responsável por muitas funções. Localiza-se logo atrás do estômago e divide-se estruturalmente em cabeça, corpo e cauda. Possui um caráter tanto endócrino (produção de hormônios importantes como insulina e glucagon) como exócrino (secreção do suco pancreático, que contém enzimas digestivas).
Os hormônios produzidos pelo pâncreas são muito conhecidos pela sua importância para o correto funcionamento do organismo.  A insulina facilita a entrada de glicose nas células, ou seja, permite que as células tenham do que “se alimentar” para nos proporcionar energia. Além disso, retira o excesso de açúcar do sangue e o armazena nas células do fígado. A deficiência de insulina é uma das causas de uma doença muito conhecida: o diabetes (excesso de açúcar no sangue). O glucagon funciona de maneira oposta, ou seja, quando um indivíduo permanece por muito tempo sem se alimentar, este hormônio age no fígado provocando a quebra dos reservatórios de glicose de modo a liberar açúcar para a corrente sanguínea.
As enzimas pancreáticas (amilase, lipase, etc) são enviadas ao intestino delgado, onde contribuem no processo de digestão dos alimentos.

As principais doenças do pâncreas são o diabetes, a insuficiência pancreática exócrina (deficiência na produção de enzimas digestivas), a pancreatite aguda (decorrente principalmente de complicação da existência de pedras na vesícula ou da ingestão abusiva de álcool), a pancreatite crônica (também mais comumente decorrente do abuso de álcool) e os tumores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário