quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Qual a importância de ter dentes saudáveis?

Durante a mastigação, é notável a atuação dos nossos dentes em diversas funções e a sua capacidade de trabalho está diretamente relacionada com a qualidade dos mesmos.
Ao ficar de frente a um espelho e escancarar a boca, podemos perceber que eles são diferentes em formato e isso tem um motivo muito claro. Cada grupo tem uma ação determinada: os incisivos (dentes da frente) cortam os alimentos, os caninos (os pontudos) perfuram e os molares (achatados do fundo) amassam.
            Desde criança, ouvimos orientações repetitivas sobre alguns hábitos de higiene bucal: escovar os dentes após as refeições, utilizar o fio dental, fazer bochechos, visitar regularmente um dentista. Todas estas ações são necessárias para a manutenção de dentes saudáveis, uma vez que os restos de alimentos presentes entre eles podem, futuramente causar complicações. Cáries e placas bacterianas são alguns exemplos de situações que podem incapacitar um ou mais dentes, impedindo-os de realizarem seu trabalho de forma efetiva.
Por isso, os cuidados de higiene são necessários ao longo de toda a vida. Dentes saudáveis implicam uma mastigação de qualidade e uma mastigação de qualidade proporciona uma digestão mais efetiva!  
            É nossa saúde que está em jogo e temos que zelar por ela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário